sábado, 7 de setembro de 2013

Ábaco

Tipo de ábaco
Quando foi utilizado
Utilidades para a humanidade
Babilônico
Aprox. 2400 a.C
Diferentes tipos de cálculos
Ábaco japonês ou Soroban
Criado na China e no século XVII foi levado ao Japão
Cada coluna possui 5 pedras, a primeira valendo 5 e as demais valendo 1 cada. Da direita para a esquerda, cada coluna vale uma potência de 10. É utilizado para: adição, subtração, multiplicação, divisão e radiciação.
Ábaco russo ou Tschoty
Século XVII
Possui 10 contas centrais em diferentes cores. Movem-se da esquerda para a direita e são utilizadas para diversas operações.
Ábaco chinês ou Suan-Pan
Século XIV
Utilizado para adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação.
Ábaco Asteca/ Maia/ Nepohualtzintzin
aprox. 900-1000 d.C
Pode ser usado como base vigesimal ou decimal. A parte de cima vale 5 e a de baixo 1 unidade cada. É usado para várias operações.
Ábaco aberto
Até os dias atuais
Utilizado para adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação.
Ábaco romano
Idade média
Contavam-se as unidades, dezenas até os milhões, baseados na numeração romana. E as duas últimas colunas serviam de subdivisões da unidade monetária.
Ábaco grego
300 a.C
É um abaco de mármore de aproximadamente 149 cm de comprimentro, 75 cm de largura, e 4 cm de espessura. Possui 5 grupos de demarcação.
Ábaco Quipu
1800 d.C
Feito de cordas de lã ou algodão, com nós representando as unidades, dezenas, etc. Usado para contas e registro de números.

Fotos: 
Ábaco babilônico: 
Ábaco Japonês: 
Ábaco Russo: 
Ábaco Chinês: 
Ábaco Asteca/Maia: 
Ábaco Aberto: 
Ábaco Romano: 
Ábaco Grego
Ábaco Quipu: 


Atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.


1    1-  No ábaco abaixo, Pedro representou um número:

http://revistaescola.abril.com.br/img/matematica/027-prova-brasil-matematica12.jpg

Qual foi o número representado por Pedro?

( A)5.679 (B) 4.908 (C) 1.314 (D) 49.109


2- 

A atividade proposta foi para uma criança de 8 anos do 3º ano do ensino fundamental. A criança apresentou dificuldades ao realizar a atividade com o ábaco, já que a unidade e dezena de milhar são de difícil interpretação. 

Perguntas desafiadoras


1  1-     Qual o total de pontos representados no ábaco do exercício anterior?
2  2-    Explique qual a função do zero que aparece na unidade.
3  3-    Qual a função do zero que aparece na dezena?



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